- Ao entrar na página inicial, terá o Logo do Dynamics (client Nav 5.0) na barra de tarefas do menu iniciar
Abraços
Cláudio Huertas
Blog direcionado aos interessados por assuntos do ERP Microsoft Dynamics NAV.
Como tudo começou
Sabemos que tudo no mundo, evolui em ciclos. Inclusive, ele próprio. Diz-se um famoso provérbio Brasileiro: Tudo tem um começo. Outro, diz que Tudo tem seu fim. Como exemplo, podemos citar que o ano tem quatro estações de três meses, ou um dia vinte e quatro horas, e assim por diante. É interessante notar que nossas vidas fluem sem que haja um fim. Se formos pensar em um fim, podemos considerar então, que o fim de um ciclo justamente marca o inicio de outro. Pode parecer cômico este comentário, mas em nossas vidas as coisas funcionam assim.
No mundo de um ERP não poderia ser diferente. A vida do ERP também consiste de ciclos. Tudo tem seu começo...este por sua vez terá um fim...e este último irá marcar o inicio de um novo ciclo e assim sucessivamente.
A seguir, apresentaremos um pouco da estória deste ERP, que nascido como Navision, passou entre diversos “ciclos” e atualmente, após aquisição pela Microsoft, renasceu com o nome de Dynamics NAV:
Fundada em 1984 na Dinamarca com o nome de PC&C Aps(Personal Computing and Consulting), se tornou Navision Software A/S . Mais tarde, teve seu nome trocado para Navision A/S.
Após todas as transições com a empresa, em 11 de Julho de 2002,a Navision A/S foi adquirida pela Microsoft, que criou então uma uma nova divisão de ERPs. Chamada de Microsft Business Solution, também deu atenções a uma nova ferramenta de CRM. Em setembro 2005 , através de um jogada de Marketing, a Gigante Microsoft lançou o produto como Dynamics NAV, fazendo parte de sua linha de ERP chamada Dynamics. Sendo um Integrante entre as quatro novas soluções, o produto passou por diversas mudanças buscando a familiaridade com os produtos Microsoft. Os nomes anteriores como " Navision Financial" e"Navision Attain", não foram mais utilizados,e sim apenas suas tecnologias como base para o novo lançamento. Esta ferramenta, é usada particularmente pelas empresas pequenas e médias (KMU) , devido sua facilidade de customização, adaptabilidade e rapidez com a implantação. Os ajustes são realizados através da sua linguagem de programação específica, conhecida como C/AL. No momento, no Brasil, temos a versão 5.0 (Dynamics NAV 5.0), já tropicalizada para atender o gerenciamento de acordo com os padrões de nosso país. Suas versões anteriores foram chamadas de Microsoft Business Solutions Navision 4.0, 3.7, Navision Attain 3.60, 3.10, 3.01, 3.0, Navision Financials 2.65, 2.60, 2.50, 2.01, 2.0, 1.3, 1.2.
Abaixo, algumas imagens interessantes que marcam o ciclo respectivamente:
1º) Como tudo começou ( Dinamarca - 1984)
2º) Release– versão 1.0 (1995)
3º) Protótipo do Navision – (1992)
Fonte:
http://www.datamuseum.dk/site_dk/20040213/navision/index.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Navision